sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Amores à primeira vista

Decidi hoje começar um rubrica semanal - em que Bob Dylan será o protagonista - aqui no estabelecimento. Também em forma de homenagem, como a razão por detrás da música de hoje, chegou a hora de contribuir para o Blog com alguma regularidade. Como tudo na vida, há coisas que fazem sentido quando têm que fazer sentido. Obrigado pelo Blog Telminho.

 Photo Credit: Telmo

Sentado à mesa de madeira. Na mesma que me dava dores infernais de tanto bater com os joelhos nas pontas aguçadas. Pano de fundo, as notícias na televisão. Um nome. Uma memória. Uma sombra no imaginário. Mas onde e quando ouvi eu este nome? Nunca cheguei a dar resposta à curiosidade da pergunta. Mas a mesma curiosidade fez-me pensar e procurar. Puxando o computador para perto, escrevi o nome que tanto me intrigava. Nascia, nesse instante, aquele que viria a ser o meu primeiro - de dois apenas - amor à primeira vista. Neste caso, à primeira nota. Com uma imposição voraz, ao sabor de cada nota, de cada verso. A cada rima que passava entranhava-se, mais e mais. A voz esquisita, que mais tarde Bowie descrevera como “voz de areia e cola” embrenhava-se no ouvido, o vício crescia e com ele, podia lá eu saber nesse dia, viria a transmissão de experiências ao longo de músicas sem fim. A companhia em noites de solidão, a amizade e compressão de quem nunca apertou as mãos emergia ali, naquela mesa que tantas dores me tinha causado.

Não levou muito a que começasse a recolher os poemas em forma de canção. Ouvidos, primeiro por ordem depois com a ordem da disposição, tocam até hoje, sempre que sim e porque sim.

Bob Dylan, 1962

São quase infinitas as músicas que podiam ilustrar este post e também o seu primeiro álbum de estúdio. Escolhi a música de homenagem a uma das suas referências musicais, Woody Guthrie. Com letra de Bob Dylan e música do próprio homenageado, Dylan deixa uma mensagem de agradecimento por tudo o que este fez por ele e pela música Country. Foi no hospital, onde Guthrie residia já há quatro anos, que Dylan fez questão de conhecer o seu ídolo e de lhe tocar a música de homenagem. Tendo encontrado a aprovação de veterano cantor e compositor, a música faria parte do primeiro álbum de Dylan. Uma das duas músicas originais do álbum - Song to Woody.


Siena Root - We Are Them

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Nicolas Jaar - Mi Mujer

Primeiro filme do Motelx 2017 que chegou à Noruega:
The Bad Batch

Bem bom! Acho que deviam ver e tentar perceber quem são os actores que aparecem por lá!