John F. Kennedy é assassinado pouco tempo depois da marcha de Washington de 1963 onde Martin Luther King viria a fazer o tão conhecido discurso "I have a dream". A marcha teve como objectivo reivindicar pelos direitos cívicos e económicos dos americanos com ascendência africana. Entre os convidados a actuar esteve não só Bob Dylan como também, e entre outros, Joan Baez, que de certo fará parte desta rubrica mais cedo ou mais tarde.
Com o assassinato de Kennedy poucos tempo depois da marcha e de terminadas as gravações do álbum em estúdio e com a crescente responsabilidade cívica que lhe era atribuída, Dylan decide começar a mudar de rumo. Por desilusão, impotência, indiferença, pouco importa perceber o que leva Dylan a afastar-se cada vez mais das causas e das lutas sociais, o que importa é perceber e reconhecer como ele contribuiu para as mesmas.
O álbum e esta música em particular são reveladores, mais uma vez, da genialidade poética e da capacidade de Dylan falar com a razão e desvendar as problemáticas que observa.
"The Times They Are A-Chingin' - Only A Pawn In Their Game"
Actuação de uma das duas músicas que Dylan cantou na marcha de 1963
Esse ultimo video tem piada.
ResponderEliminarCom apenas 22 anos, incrível!
ResponderEliminar