sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Wintertime in New York town...

Antes de avançar no tempo e na música, e já que o álbum Bob Dylan (1962) tem apenas duas músicas originais, não podia deixar de mencionar Talkin' New York.

Se a voz de Bob Dylan é o que mais me prendeu nas primeiras notas, com o passar do tempo as letras do poeta foram o que fizeram a música continuar a tocar. Em Talkin’ New York Bob Dylan fala da sua chegada a Nova York nos anos 60. Com letra simples mas uma abordagem contagiante, com ritmo falado e precisão descritiva, o músico deixa fluir as suas vivências. Sem a complexidade das letras futuras, Bob Dylan, ainda assim, já provoca o sistema.

Bob Dylan em Nova York (1962)

Now, a very great man once said 
(Referência a Woody Guthrie e a sua música Pretty Boy Floyd)
That some people rob you with a fountain pen
It didn't take too long to find out
Just what he was talkin' about
A lot of people don't have much food on their table
But they got a lot of forks 'n' knives
And they gotta cut somethin'

CAFE WHA? - Um dos locais onde Bob Dylan tocava ao vivo.

A referência e apreço pelo ídolo Guthrie não fica por aí pois a estrutura da música e o seu tema vão ao encontro de “Talkin' Columbia”, um original do músico referência de Bob Dylan.

Quando decidi abraçar a discografia de Dylan, Talkin’ New York ganhou de imediato um lugar especial. Talvez pela honestidade, talvez pela imagem que nos deixa ao ouvi-la, talvez pela forma de expressão, mas muito provavelmente pelo contraste constante entre os versos e a harmónica.


3 comentários: